segunda-feira, 12 de maio de 2008

QUESTÕES PARA ESTUDOS LINGÜÍSTICOS



PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
ENSINO DA LINGÜÍSTICA – PROF. VICENTE MARTINS
Itapipoca, 20 de outubro de 2001.

I – A partir dos estudos empreendidos, nos diversos textos, comente, à luz das correntes lingüísticas (estruturalismo, gerativismo e funcionalismo) as seguintes categorias:
1. Comente o entende deste conceito lingüístico de estruturalismo: “ toda abordagem de análise que define os fatos lingüísticos a partir das noções saussurianas de estrutura e de sistema; lingüística estrutural [Aplica-se à escola de Praga, à glossemática (escola dinamarquesa) e às teorias descritivistas norte-americanas; após 1945, o estruturalismo saiu do domínio da lingüística e conquistou posição noutras áreas do saber, como etnologia, antropologia, filosofia, sociologia, economia e teoria literária.]
Agora responda:
a) Qual a contribuição de Ferdinand de Saussure para o estruturalismo?
b) Como o estruturalismo aparece nos contextos da fonologia, gramática e semântica?
c) Em que momento do ensino da língua, podemos fazer uso da noção de estrutura profunda?
2. Comente este conceito gerativista de estrutura profunda: “representação da frase em nível abstrato, na qual se estabelecem as relações semânticas básicas entre os itens lexicais, cuja ordem linear pode ser modificada com a aplicação das transformações que forem necessárias para derivar a estrutura superficial, mantendo as relações semânticas iniciais; estrutura subjacente”
a) Como se diz que a estrutura profunda é a representação sentática abstrata de uma sentença?
b) De que forma a estrutura pode resolver ou complificar a questão da ambigüidade nas sentenças?
c) Em que momento do ensino da língua, podemos fazer uso da noção de estrutura superficial?
3. Comente este conceito gerativista de estrutura superficial:“.organização sintática da frase tal como esta efetivamente se apresenta, e resulta das transformações realizadas a partir da estrutura profunda”.
a) Por que se diz que a estrutura superficial tem a ver com o estágio final da representação sintática de uma sentença?
b) Onde aparece a noção de estrutura superficial em frases do tipo: gatos caçam ratos e ratos são caçados por gatos?
4. Comente este conceito lingüístico de estrutura: “ rede de associações que se constroem a partir de correlações e oposições entre os elementos lingüísticos”.
a) Por que se diz que a língua é uma estrutura?
b) O que são as relações paradigmáticas da língua?
c) O que são as relações sintagmáticas da língua?
5. Comente este conceito lingüístico de gerativismo ou teoria gerativista: “teoria lingüística desenvolvida por Noam Chomsky (1928-), desde 1957, que representa a capacidade lingüística humana por meio de um sistema formalizado de regras de aplicação mecânica (gramática gerativa) baseadas em princípios de caráter universal; gerativismo [Adotando o método da investigação por hipóteses, apresenta sucessivas reformulações, tb. conhecidas como modelos”.
a) Qual a contribuição de N am Chomsky para o surgimento do gerativismo?
b) Em que o gerativismo de Chomsky difere do estruturalismo de Saussure?
6. Comente estes conceitos de funcionalismo:
6.1. Funcionalismo é a teoria segundo a qual os elementos de uma língua são analisados e descritos do ponto de vista de sua função no ato da comunicação [Conforme as funções da linguagem desenvolvidas pela Escola de Praga, ou conforme as relações entre os elementos da dupla articulação, na visão de André Martinet.]
6.2. Funcionalismo é o método de análise e de descrição das unidades lingüísticas que visa definir o papel por estas desempenhado no ato da comunicação
6.3. Funcionalismo é em versão mais recente, teoria desenvolvida por lingüistas americanos (Givón e outros) segundo a qual a sintaxe emerge do discurso, as formas lingüísticas se originam em princípios comunicativos e possuem uma natureza pragmática
a) Quais são as funções da linguagem?
b) De que forma podemos trabalhar a noção de funcionalismo no campo do ensino da língua materna?

4 comentários:

Brechic disse...

Oi, sou estudante de Letras e estou a procura de respostas que possam me ajudar nos estudos de Linguística. Se for possivel gostaria que me enviasse as respostas das questoes para estudos linguísticos, seriam muito úteis para formar meu discurso acadêmico. agradeço a atenção, seu blog me ajuda bastante!
Meu e-mail: gra_tchinha@yahoo.com.br
ou
professoranathalia@bol.com.br

Rute disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rute disse...

Prof., por favor coloque as respostas das questoes aqui postas porque preciso urgentemente estudá-las para um concurso. Agradeço antecipadamente.

Rute disse...

Prof., por favor coloque as respostas das questoes aqui postas porque preciso urgentemente estudá-las para um concurso. Agradeço antecipadamente.