segunda-feira, 22 de outubro de 2007

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA (como lidar com crianças disléxicas em sala de aula) INSTRUTOR: PROFESSOR MS VICENTE MARTINSe-mail: vicente.martins@uol.com.br

1. EmentaEstratégias de intervenção didática na reabilitação de educandos com necessidades educacionais especiais, particularmente as dificuldades específicas em leitura. Métodos, técnicas e recursos para o tratamento da dislexia em sala de aula.

2. Natureza do curso


A leitura está tão presente m nossas vidas que acaba por nos parecer uma atividade “natural”, como a visão ou a audição. Basta pensar no que ocorre quando aparece ante nossos olhos uma palavra escrita, ma vez vista é impossível no lê-la, como quando vemos um objeto ou ouvimos um som não podemos nos negar a percebê-los. Lemos, pois, com a mesma espontaneidade e gratuidade com a que reconhecemos um objeto, um rosto ou uma melodia. Talvez por isso nos rebelamos ante a evidência de uma parte importante de nossos alunos escolarizados mostram graves insuficiências e dificuldades no seu domínio.

Parece como se esperássemos que esta facilidade com a que trabalhamos na leitura, lhe correspondesse outra semelhante para alcançar seu domínio. Nada mais longe, no entanto, da realidade.A leitura precisa um longo e em certa medida laborioso processo de aprendizagem, no que devemos adquirirr e automatizar um amplo número de habilidades que tem de operar de uma forma ordenadaPor tudo isso, ao fracassar na leitura, truncamos um amplo conjunto de possibilidade expressivas e receptivas que são decisivas para adquirir tudo quanto nossa cultura reclama a seus membros.

3. Objetivos Valorizar ev conhecer a importância dos distintos pré-requisitos necessários parta uma correta aprendizagem da leitura Estudar e analisar as principaisv investigações sobre leitura e os modelos explicativos mais relevantesv Proporcionar conhecimentos básicos sobre os processos psicológicos envolvidos na leitura Conhecer as dificuldades mais comuns que podem ocorrer em sala dev aula: atraso leitor e dislexias. Conhecer os métodos, técnicos e recursos para seu tratamento. Elaborar estratégias de intervenção didática nav aprendizagem e reabilitação das dificuldades leitoras4. Conteúdos

Tema 1.- MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DA LEITURA1.1. Estruturas receptivo-visuais1.2. Canal informante óptico1.3. Áreas receptoras costicais do sistema visual


Tema 2. – DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA2.1. Evolução histórica dos estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura2.2. Maturidade para a leitura. Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura como processo de decodificação- Desenvolvimento da consciência fonológica- Fatores lingüísticos- Fatores cognitivos2.3. Processos psicológicos envolvidos na leitura- Processos perceptivo-visuais- Proceso de acesso ao signifiado- processo sintático e semântico

Tema 3. – ALTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA3.1. Atraso leitor versus dislexia3.2. Tipos de dislexia- Dislexia evolutiva- Dislexia profunda3.3. Conceito, tipologia, avaliação e intervençãoTema 4. – PROVAS PADRONIZADAS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO EM LEITURA4.1. Estudo de casos4.2. Escalas, provas, testeTeste de análise em leitura4.3. Programa de treinamento em leitura 5. Metodologia Exposição dos temas treóricos básicos (servindo-se dev apoios visuais, power-point, vídeos) estabelecendo uma relação e comunicação com os alunos, que estiume seu interesse pelo conhecimento, em uma clima de participação e intercâmbio. Reflexão pessoal e participação, nas atividadesv de sala de aula, são fundamentais no desenvolvimento do curso. Elaboração conjunta com os alunos do vocabulário específico na área de dislexiologiaEntrega de resenhas e pequenos artigos e apoio bibliográficoExposição em sala de casos preparados pelos alunos

6. Critérios de avaliação e qualificaçãoRealizar-se-á através de: Provas escritas, perguntas oriaisv na sala de aula e entrega de trabalhos práticos relacionados com o programa do curso Realizar-se-ão duas provas e scritas, uma por cada 8 horas dev atividade. Participação na condução da sala de aula com perguntas sobrev dúvidas e comunicação sobre experiências do tema tratado. Exposição dev casos, leituras, em sala de aula, nos que mostram sua capacidade de organização, síntese, uso correto do vocabulário específico, fundamentação teórica e prática e expressão oral Respeito aos demais alunos e professor manifestado por suav conduta conduta de atenção e interesse durante as aulas

7. Bibliografia1. ALLIEND, G. Felipe, CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Tradução de José Cláudio de Almeida Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 2. COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. 3. CONDEMARÍN, Mabel e MEDINA, Alejandra. A avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre? Artmed, 2005 4. CONDEMARÍN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. Dislexia: manual de leitura corretiva. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 5. TACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004. pp.183-202. 6. FULGENCIO, Lúcia, LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1992. (Coleção repensando a língua portuguesa) 7. GALLEGO, Maria Soledad Carrillo, SERRANO, Javier Marin. Desarrollo metafonológico e adquisición de la lectura: un estudio de entrenamiento. Madrid: CIDE, 1996. (colección investigación, n.122) 8. GARCIA, Jesus Nicacio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 26. LECOURS, André Roch, PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Dislexia: implicações do sistema de escrita do português. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 9. MARTINS, Vicente. A dislexia em sala de aula. In: PINTO, Maria Alice (org.). Psicopedagogia: diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d’Água, 2003. 28. MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996. 10. PÉREZ, Francisco Carvajal, García, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcionamento e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. 11. SNOWLING, Margaret e STACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004. O professor Vicente Martins, palestrante, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC), graduado e pós-graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Há 14 anos, é professor do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) e de Psicopedagogia (pós-Graduação) da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA, em Sobral, Estado do Ceará, Brasil). Dedica-se, entusiasticamente, ao estudo e pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem em leitura (dislexia), escrita(disgrafia) e ortografia(disortografia). E-mail: vicente.martins@uol.com.br Dúvidas Freqüentes sobre CURSO DE DISLEXIA A DISTANCIA
1. O que é educação a distância (EAD)?De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação." (definição que consta no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96.).
2. Qual a abrangência?A abrangência é Nacional e Internacional. 3. Os cursos a distância têm o mesmo valor de um curso presencial?Sob o ponto de vista da exposição de conteúdos, sim. Os cursos à distância exigem mais dos alunos no que se refere à autodisciplina para o cumprimento de prazos. Porém, são mais objetivos do que os presenciais, pois o hipertexto evita as digressões comuns a muitos professores em sala de aula.
4. Existe algum pré-requisito para fazer um curso a distância?Para os Cursos de Diagnóstico Psicopedagógico, que são muito específicos de uma determinada área e exigem conhecimentos prévios,somente poderão inscrever-se aqueles que comprovem a titulação requerida para o público a que se destinam.
5. Quais as vantagens da educação a distância?
a. O aluno pode escolher e gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades, a qualquer tempo e lugar.
b. Permite com que questões como distância geográfica, horários de trabalho, etc.. não existam c. Custos reduzidos d. Pedagogia inovadora e. Autonomia do aluno f. Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio g. Apoio com conteúdos digitais adicionais h. Metodologia orientada para educação de adultos i. Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade
6. O que é o Sistema Tutorial?O Sistema Tutorial é formado por especialistas em educação à distância e na área do conhecimento específico do curso. A equipe que faz parte deste sistema engloba: o coordenador do curso, o professor conteudista, o professor tutor e o monitor.O coordenador do curso é o responsável pela organização e o desenvolvimento do projeto pedagógico e do curso. Coordena o andamento didático-pedagógico zelando pela qualidade do ensino, adequação do currículo e as atividades de pesquisa e extensão. Reúne os professores responsáveis para ministrar as diferentes disciplinas. Articula os conteúdos com os professores autores. Orienta e acompanha o trabalho dos professores tutores e supervisiona o andamento dos aspectos técnicos do curso com o trabalho dos monitores. O professor conteudista é o responsável pela elaboração dos conteúdos das disciplinas que integram o curso. Ele faz também a seleção das estratégias de ensino e aprendizagem que serão aplicadas. Além disso, quando não exerce a tutoria, orienta o professor tutor nas questões relativas ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos, no processo de ensino-aprendizagem e de avaliação.O professor tutor é um mediador no processo de ensino-aprendizagem, sendo o responsável pela motivação dos alunos e pela criação de oportunidades de aprendizagem. Ele acompanha os alunos durante o desenvolvimento das atividades de cada disciplina ou módulos, orientando-os na realização das mesmas.É o responsável pela realização da avaliação da aprendizagem, fornecendo conceitos ou notas ao final do curso. É um profissional que domina o conteúdo do curso de forma que pode auxiliar os alunos a sanar suas dúvidas. O monitor é um profissional que auxilia o aluno de forma sistemática e colaborativa em questões administrativas, na motivação para os estudos e no acompanhamento do processo ensino aprendizagem.O monitor colabora no sentido de humanizar e auxiliar o aluno no desenvolvimento de sua autonomia de estudos. A monitoria não está envolvida com questões de conteúdo, nem influencia no processo de avaliação da aprendizagem. O foco da monitoria é dar o suporte técnico, administrativo e motivacional, garantindo ao aluno segurança e bem-estar.Estes profissionais estão à disposição do aluno durante todo o curso.
7. Como é a metodologia do EducEAD?Os avanços da educação à distância têm comprovado que um aluno pode aprender eficazmente e de maneira independente diversos conteúdos científicos, sempre que possa contar com uma tecnologia educacional adequada.São fundamentais em nossa metodologia quatro elementos:
a. O material instrucional:completo manual que orienta o aluno no uso do ambiente educacional, incluindo os passos a seguir durante o curso; b. Os recursos didáticos: hipertexto objetivo, de fácil leitura e visualização, com ícones que orientam a aprendizagem do aluno, ressaltando os pontos mais importantes de cada lição, inclusão de áudio e vídeo que facilitam a assimilação dos conteúdos; indicação de leituras complementares e materiais de apoio que podem ser adquiridos on line; c. O sistema de apoio tutorial: tutoria no próprio ambiente de Aprendizagem por meio de chats e fóruns de discussão; atendimento ao aluno por e-mail e telefone; d. O sistema de avaliação: totalmente à distância, utiliza critérios de mediação que incentivam a continuidade de estudos e eleva a auto-estima. Permite que o aluno se auto avalie e acompanhe seu rendimento, estimulando a metacognição. 8. O que é possível fazer no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EducEAD?Acessar conteúdos e atividades do curso/disciplina; Realizar diferentes atividades planejadas para propiciar sua aprendizagem ativa; Interagir com os colegas virtuais trocando idéias, debatendo ou colaborando com seus trabalhos; Interagir com o professor tutor; Acompanhar sua trajetória através do relatório de atividades.
9. O que são encontros presenciais?Há cursos que incluem encontros presenciais, nos quais há aulas convencionais. Tais encontros não estão previstos em nossos cursos, que são totalmente realizados no ambiente virtual de aprendizagem. Certificados emitidos pela Fundação Aprender e o Psicopedagogia On Line


Informações sobre curso de dislexia a distância:


· Pelo site: http://www.psicopedagogia.com.br

· Informações por e-mail: falar com Maria Alice:
comentarios@psicopedagogia.com.br

· Informações com sr. Líbero pelo e-mail: autor@educead.com.br

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